Uma visão sobre a Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova, um marco na cidade de Salvador

A Arena Fonte Nova foi inaugurada em 7 de abril de 2013, substituindo a antiga estrutura do Estádio Octávio Mangabeira, que foi implodida em agosto de 2010. O novo estádio, construído a um custo de aproximadamente R$690 milhões, é um equipamento moderno, confortável e seguro.

A construção e operação da Arena Fonte Nova são realizadas por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo do Estado/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Fonte Nova Negócios e Participações, formada pelo consórcio Odebrecht e OAS. Os arquitetos responsáveis pelo projeto são Marc Duwe, natural de São Paulo, e Claas Schulitz, alemão.

Localizada no centro da cidade de Salvador, a Arena Fonte Nova é o primeiro estádio do estado com características multiuso, oferecendo espaço para futebol, lazer e entretenimento em um único local.

Características da Arena Fonte Nova:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

– 10 níveis de altura, com capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, distribuídos em três anéis de arquibancada.
– 70 camarotes com capacidade total de 1.250 pessoas.
– 94 banheiros, incluindo 23 para deficientes.
– 9 elevadores.
– 40 quiosques de alimentação.
– Mais de 2 mil vagas de estacionamento.
– Mais de 2 mil assentos premium.
– Acessibilidade: 358 cadeiras para espectadores com mobilidade reduzida, 66 vagas exclusivas para cadeirantes, 60 cadeiras para obesos, 16 assentos para deficientes visuais, 500 assentos para acompanhantes.

Copa do Mundo 2014

Durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Arena Fonte Nova sediou seis jogos e foi eleita como o melhor estádio do mundial pelos torcedores, com uma média de 9,7 pontos. A arena se destacou em diversos aspectos, como mobilidade, segurança, alimentação e limpeza. Além disso, a Bahia foi destacada pelos 24 gols marcados nos jogos sediados pela Arena.

Em 2016, a Arena Fonte Nova foi novamente palco de eventos de destaque, sediando jogos de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

História

O novo projeto da Arena Fonte Nova substituiu o antigo Estádio Octávio Mangabeira, projetado pelo arquiteto Diógenes Rebouças nas décadas de 40 e 50. Em 1971, o estádio passou por reformulações e ampliações, ganhando um segundo anel.

Para mais informações sobre o Projeto Nova Fonte Nova, acesse o link: clique aqui.